Nome Botânico: Vetiveria zizanioides, Andropogon muricatus.
Família Botânica: Poaceae. (Palmarosa, Citronela, Capim-limão).
Nome em inglês: Vetivert
Tipo de Planta: Erva alta com raízes fortemente aromáticas
Óleo Extraído de: Raízes secas da planta.
Aparência do óleo: Transparente avermelhado/denso.
Aroma: Quente e defumado. O óleo possui um cheiro adocicado de terra.
Origem: Java, Índia, Madagascar, Haiti.
Propriedades:
Calmante, afrodisíaco, antidepressivo, clareador/tônico mental, antiespasmódico, estimulante da circulação, sedativo nervoso.
Principal Utilização:
Sistema Circulatório e Muscular:
É excelente para estimular a circulação local. Trata má circulação e aquece membros frios. Age contra as dores musculares, rigidez, artrite, reumatismo, fibromialgia, lumbagos e torcicolo.
O Vetiver é ótimo para aquecer e relaxar a musculatura tensa e dolorida.
Tratamento da pele:
O vetiver é eficaz na hidratação da pele, trara a pele madura, seca, com rugas e desidratada. Tem ação emoliente e rejuvenecedora.
Outras Utilizações:
Cãimbras Menstruais e Estomacais.
Psicologicamente:
Profundamente confortante e fortalecedor para o emocional. Combate a estafa, depressão e ansiedade. Possui um leve efeito afrodisíaco.
É conhecido no Ocidente como “óleo da tranqüilidade”, por causa de sua ação calmante.
O aroma de terra do vetiver, é muito indicado e eficaz para pessoas com dificuldade de concentração e falta de coragem para tomar decisões. É considerado um óleo aromático com o poder de nos “aterrar e trazer para a realidade”.
Combinações:
Capim-limão, Citronela, Palmarosa, Limão, Cedro, Sândalo, Ylang Ylang, Lavanda, Manjerona, Alecrim, Patchouli, Petitgrain, Hortelã, Laranja.
O aroma de terra do vetiver é muito usado em perfumes, principalmente nas fragrâncias masculinas, além de ser um bom fixador.
O óleo de vetiver é um estimulante da circulação local, por esse motivo aquece, relaxa e alivia as dores dos músculos e das articulações do corpo
Fonte: http://oleosaromaticos.blogspot.com/p/vetiveria-zizanioides-nome-botanico.html
As raízes do vetiver, de onde é extraído o seu óleo essencial, são extremamente longas.
Após sua colheita, as raízes são lavadas e secas. E a partir daí é iniciado o processo de extração do óleo, que possui um forte aroma adocicado de terra, uma consistência encorpada e uma cor de caramelo.