O mastruz ou mastruço possui funcionalidades ímpares e representa um grande tesouro medicinal em nossas vidas.

Advindo da América do Sul, na região Central, possui folhas verdes bem escuras, com flores brancas e um aroma forte.

Em algumas regiões é conhecida como erva de Santa Maria. Ela possui diversos benefícios para a saúde, já que é rica em vitaminas e minerais.

Assim, os benefícios do mastruz são muitos, como a ação anti-inflamatória, aromática, antifúngica, antimicrobiana, antivirais, cicatrizantes, digestivas, expectorantes, anestésicas e sedativas, sendo útil em muitos ramos da medicina natural há gerações.

Muito facilmente encontrados, os óleos essenciais podem ser usados para potencializar os benefícios do mastruz, já que se encontram em uma porção altamente concentrada, ideal para feridas e machucados domésticos.

Em caso de prevenção e introdução dos benefícios do mastruz na sua rotina, ele pode ser muito útil e largamente combinado para a melhoria do sistema imunológico, graças à ação da vitamina C, reforçando a imunidade e atuando na prevenção de enfermidades; no tratamento de problemas respiratórios, como asma, bronquite, rinite e sintomas causados pelo cigarro, evitando o congestionamento das vias respiratórias e mantendo o bem-estar dos pulmões e nariz; também possui ação contra inflamações, agindo em picaduras, nas articulações e hematomas; pode ser indicado também para aliviar indigestões, gastrite e flatulências; além disso, é um excelente aliado do seu intestino, promovendo a eliminação de vermes e parasitas que prejudicam sua saúde.

A utilização dessa planta deve ser feita considerando seu uso oral (em forma de chá) ou externo (erva moída com leite). Ou ainda, adquirir a sua forma em óleo concentrado para quem não encontrar as folhas in natura.

Para o chá serão necessárias de 3 a 4 folhas da planta que devem ser imersar por 10 minutos em água fervente. Após esse tempo, basta coar e bebê-lo. A ingestão deve ser feita uma vez ao dia.

Já para a aplicação externa, é necessário macerar a mesma quantidade de folhas com um óleo de pele ou mesmo com um pouco de leite, apenas para umedecer as folhas e ajudar a extrair sua essência. Assim, deve-se aplicar sobre o ferimento ou machucado e deve ser preso com uma atadura ou curativo para ser lavado após.

Fonte: http://www.wemystic.com.br/artigos/beneficios-do-mastruz/

99 Views