A aromaterapia pertence ao ramo da fitoterapia e define-se como um ramo da medicina das plantas.
É a arte de usar os óleos essenciais na cura.
É a aplicação dos aromas dos óleos essenciais e seus efeitos sobre a psicologia humana, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida.
No Brasil o uso dos óleos essenciais via oral é proibido por lei, por isso podemos usá-los de outras formas como em cremes, loções, sprays, banhos, massagens, e outros.
Os óleos essenciais são obtidos através de compressão, destilação de resinas, raízes, caules, folhas, flores, sementes, frutos e cascas vegetais.
Sua composição química é diversificada por isso possuem diversas formas de atuar no organismo.
Como por exemplo: a lavanda tem o poder cicatrizante, anti-inflamatório, calmante a analgésico.
Por sua vez os produtos químicos sintéticos possuem apenas uma ação química. Esses produtos não possuem qualquer energia vital.
As substâncias orgânicas são aquelas encontradas na natureza, como os óleos essenciais.
“Em nosso estudo, adotamos a seguinte definição para aromaterapia: “..é a prática terapêutica que se utiliza das propriedades específicas dos óleos essenciais…”.
Muitos pesquisadores e estudiosos da aromaterapia, como Tetrazini, Lavabre, Tisserant, Shirley Price, Sheila Lavery e outros, conceituam os óleos essenciais como sendo extratos vegetais altamente concentrados, formados a partir de pequenas gotas entre células que agem como hormônios “reguladores” e “catalisadores”, protegendo as plantas de parasitas e doenças.
Os óleos essenciais são obtidos através da compressão ou destilação de resinas, raízes, caules, folhas, flores, sementes, frutos e cascas de vegetais.
Sua composição química é diversificada, por isso possuem diversas formas de atuar no organismo.
Como exemplo, citemos a lavanda que tem poder cicatrizante, anti-inflamatório, calmante e analgésico.
Por sua vez, os produtos químicos sintéticos possuem apenas uma ação química.
Segundo Tisserant “as substâncias sintéticas ou inorgânicas não contêm qualquer “energia vital”: elas não são dinâmicas”.
As substâncias orgânicas são aquelas encontradas na natureza, como os óleos essenciais. ”Orgânico” também significa “estrutural”, “algo que é caracterizado pela coordenação das partes em um todo”.
A natureza tem uma estrutura que não pode ser duplicada artificialmente. Podemos sintetizar substâncias químicas, mas não podemos estruturá-las para fazer alguma coisa orgânica.”
No Comments Yet