Você sabe quais são os benefícios de incluir água de coco em sua dieta regular? Se você não sabe, não se preocupe.

Esse é o objetivo principal deste artigo.

Aqui você vai entender os efeitos positivos que o nosso organismo pode desfrutar quando consumimos esta bebida refrescante da maneira habitual.

O coco é uma fruta tropical que possui ótimas propriedades antioxidantes,bactericidas, antiparasitárias, hepatoprotetoras, hipoglicêmicas e imunoestimulantes. Possui vitaminas, oligoelementos e vários minerais, dentre os quais destacam-se:

  • Potássio
  • Fósforo
  • Cálcio
  • Ferro
  • Ácido fólico

É importante não confundir esta bebida com leite de coco ou óleo de coco. A água de coco é um líquido transparente encontrado no centro da fruta que é extraído de cocos verdes. Seu sabor é doce, como amêndoa.

A água de coco é formada naturalmente dentro da fruta acima mencionada. Assim, 94% de sua composição é água e muito pouca gordura.

Aqui estão quatro benefícios importantes que você pode obter, incluindo esta bebida em sua dieta. Claro, lembre-se de fazer isso nas quantidades certas.

1. É hidratante

Incluir água de coco regularmente na dieta é uma excelente forma de manter a hidratação. Especialmente para os regimes realizados pelos atletas. Seu alto teor de água e minerais impede a desidratação.

Contém eletrólitos que se tornam aliados indispensáveis ​​no momento da sua recuperação. Muito mais depois de terminar o seu treino físico ou terminar alguma competição.

Além disso, é necessário ressaltar que, apenas bebendo um copo de água de coco, você contribuirá com 17% da quantidade diária recomendada de potássio.

Uma proporção realmente considerável em comparação com outras bebidas esportivas energéticas.

De fato, uma pesquisa revelou que a água de coco tem efeitos muito semelhantes aos das bebidas esportivas, após realizar alguma atividade física.

2. Controla seu peso

Esta bebida ajuda a diminuir nossos desejos, e é por isso que ela se torna uma amiga de quem quer perder peso.

Nesse sentido, você pode consumi-la regularmente sem se preocupar com excesso de calorias, ao contrário de outras bebidas cheias de açúcares artificiais e gorduras saturadas, que só ficam aderidas ao seu abdômen.

3. A água de coco é um antioxidante natural

Nos últimos anos, foi revelado que as propriedades antioxidantes da água de coco reduzem a oxidação das células do fígado, chamadas hepatócitos. Além disso, elas também nos protegem constantemente do dano de moléculas reativas, conhecidas como radicais livres.

Além disso, diminuem a oxidação gerada por uma dieta rica em frutose e reduzem os níveis de insulina e triglicérides, bem como a pressão arterial.

4. Melhora a saúde do coração e reduz a pressão arterial

Incluindo água de coco em sua dieta pode reduzir significativamente suas chances de sofrer de doenças cardíacas. De acordo com um estudo, consumi-la ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, bem como a gordura do fígado.

Da mesma forma, ajuda a reduzir a pressão arterial, graças ao seu teor de potássio. Por outro lado, a American Heart Association explica que este mineral permite reduzir os efeitos do sódio no organismo, uma vez que permite descartá-lo em maior quantidade através da urina. Também ajuda a aliviar a tensão das paredes dos vasos sanguíneos.

Outros efeitos positivos da água de coco

Além de seu sabor agradável, ao consumir água de coco você encontrará um diurético natural que ajudará a reduzir a retenção de líquidos. Também reduzirá o risco de formação e acúmulo de pedras nos rins.

Da mesma forma, esta bebida é rica em manganês. Por ter níveis adequados deste mineral, seremos capazes de prevenir doenças como, por exemplo, osteoporose, epilepsia, diabetes, artrite, síndrome pré-menstrual, entre outras. Da mesma forma, as propriedades nutritivas da água de coco contribuem no seguinte:

  • Digestão.
  • Retardam o envelhecimento.
  • Aumentam as defesas do organismo, prevenindo infecções causadas por bactérias ou micróbios.
  • Fazem com que os ossos sejam e fiquem mais fortes.
  • Diminuem a perda de cabelo.

No entanto, recomendamos que você consulte um especialista antes de incluir água de coco em sua dieta permanentemente.

Por fim, lembre-se de que qualquer elemento em excesso pode ser prejudicial. Dessa forma, você se assegurará de que sua saúde se beneficie por completo.

Fonte: https://melhorcomsaude.com.br/4-beneficios-de-incluir-agua-de-coco-em-sua-dieta

101 Views