A farinha teff é obtida a partir de um grão muito pequeno, semelhante ao da semente de papoula, originário da Etiópia e Eriteia. Lá, este grão é fundamental na alimentação diária é consumido como um tipo de pão, a injera, existem diversas variedades de cores, desde o branco, passando pelo vermelho até ao castanho-escuro e acredita-se que é cultivado há mais de 5000 anos, é tão pequeno, que para se obter um grama, são precisos 3 mil grãos.
O consumo pode ser feito de duas formas: o próprio grão cozido, ou a farinha de teff, muito utilizada na fabricação de pães, por ser semelhante ao trigo. Quem deseja uma dieta com menos carboidratos e livre de glúten pode utilizar a farinha de teff como uma alternativa. Também pode ser usada para engrossar sopas e molhos de carne.
A farinha de teff é uma farinha indicada para celíacos ou outras pessoas intolerantes ao glúten. Tem uma aparência levemente granulada e é ideal para utilizar no preparo de bolos, tortas e pães. Tem uma coloração escura e um sabor acentuado, o que a torna bastante deliciosa. Vale a pena soltar a imaginação e utilizar essa farinha em substituição à farinha de trigo refinada.
Veja os 10 Benefícios Incríveis do Cereal Teff para a Saúde
1- Auxilia na perda de peso
Teff é composto por amido de alta resistência, que ajuda as pessoas a ficarem satisfeitos por mais tempo, ajuda também a controlar o apetite e a evitar que se coma fora das refeições, acrescentar esse cereal na alimentação favorece a perda de peso e pode ser utilizado em diferentes receitas.
2- Previne o Câncer
O cereal tem em seu perfil muitos nutrientes que combatem o crescimento de certas células cancerosas, consumi-lo regularmente pode ajudar a prevenir câncer de cólon.
3- Combate a anemia
O Teff possui duas vezes mais ferro que outros cereais, isso o torna um alimento extremamente importante para sua dieta, ele fortifica o sangue combatendo assim a anemia. Essencial para crianças e gestantes.
4- Amigo dos celíacos
A doença celíaca é causada por uma reação imunológica ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces, provocando dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água. Quem tem essa doença sofre muito por ter uma imensa restrição alimentar, mas com o cereal Teff os problemas acabaram, pois ele não contém glúten, por isso, se torna essencial a sua introdução na alimentação diária, principalmente em alimentos como o pão caseiro, em bolos, em biscoitos e em crepes.
5- Para os diabéticos
Este cereal também ajuda a controlar o diabetes, por seus altos níveis de ferro o cereal pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e promove a função cardiovascular ideal.
6- Regula o intestino
Outros benefícios do teff são ajudar a melhorar a função intestinal renovando a flora intestinal, reforça o sistema imunológico por ser uma importante fonte de minerais como o cálcio e o ferro e é um alimento rico em nutrientes essenciais.
7- Fonte de proteínas para vegetarianos
Muito recomendável para os vegetarianos, já que contém aminoácidos que não devem nunca faltar na nossa dieta diária e por ser riquíssimo em proteínas, não só contém todos os aminoácidos essenciais, mas também é mais rico em nutrientes do que muitas proteínas animais.
8- Melhora o funcionamento do cérebro
O cereal Teff é também excelente para o cérebro por conter muito ferro na sua composição, ele estimula os glóbulos vermelhos e melhora o nosso rendimento intelectual e diminui o estressemental.
9- Aumenta o vigor físico
Riquíssimo em proteínas que se transformam em energia no nosso corpo o Teff tem o poder de nos dar mais disposição para a prática de exercícios físicos e seus minerais também ajudam na rápida recuperação após o exercício físico ou cansaço mental.
10- Melhora a digestão
Seu excelente perfil nutricional supera até mesmo outro superalimento, a quinoa, ao contrário de muitos cereais sem glúten, o teff é rico em fibras, o que ajuda a melhorar a digestão e manter o organismo em equilíbrio.
Veja a seguir algumas receitas com a farinha de Teff
1) Receita de pão com farinha de Teff
Ingredientes:
- 1 e ½ xícaras de água morna;
- 2 xícaras de farinha de Teff;
- 4 colheres de sopa de azeite;
- 1 colher de chá de açúcar mascavo;
- 1 e ½ colheres de chá de goma xantana;
- 3 colheres de sopa de mel;
- 2 colheres de sopa de farinha de linhaça;
- 1 e ¼ colheres de chá de sal marinho;
- ½ xícara de pó de amido de milho;
- ½ xícara de polvilho doce;
- 2 e ¼ colheres de chá de fermento biológico seco.
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes secos e depois os líquidos e misture bem até formar uma massa homogênea. Molde o pão de acordo com sua preferência, disponha em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos ou até dourar. Espere amornar e sirva.
2) Receita de Bolo doce com farinha de Teff
Ingredientes:
- 1 e 1/4 xícara de chá de farinha de teff;
- 3 ovos caipiras em temperatura ambiente;
- 1 xícara de chá de farinha para polenta;
- 1/4 colher de chá de sal;
- 1 e 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo;
- 1/2 xícara de chá de óleo vegetal;
- 3 bananas médias amassadas;
- 1/3 xícara de chá de leite de coco;
- 1 colher de sopa de semente de papoula;
- 2 colheres de chá de extrato de baunilha;
- 1/2 colher de chá de fermento em pó.
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno em temperatura média. Enquanto isso, unte uma forma média redonda e reserve. Em uma vasilha grande misture os ingredientes secos. Em uma batedeira adicione os ovos, óleo e bata até misturar bem. Em seguida, adicione o açúcar e bata até formar um creme. Em seguida, adicione as bananas, o leite e a essência. Então acrescente os ingredientes secos e as sementes de papoula e misture com uma colher. Despeje a massa na forma e leve ao forno por 35 minutos ou até dourar. Espere esfriar, desenforme e sirva.
3) Receita de Panqueca de farinha de Teff com peito de peru
Massa
- 3 ovos grandes;
- 10 folhas de manjericão lavadas e secas;
- 1 1/2 xícara de farinha de Teff;
- 2 xícaras de leite desnatado;
- 2 mãos cheias de folhas de espinafre lavadas e secas;
- 1 xícara de água;
- 1 colher de sopa de azeite de oliva;
- sal a gosto;
- pimenta a gosto.
Recheio
- 3 cenouras raladas;
- folhas de alface;
- fatias de peito de peru;
- 4 colheres de sopa de cream cheese light;
- sal a gosto;
- pimenta a gosto.
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes da massa em um processador ou liquidificador e reserve na geladeira por pelo menos 30 minutos para a massa descansar. Enquanto isso prepare o recheio. Rale a cenoura. Adicione azeite, sal e pimenta e misture bem. Retire a massa da geladeira, espere 5 minutos. Então aqueça uma frigideira anti-aderente untada com um fio de azeite, despeje uma concha de massa e espere dourar. Então vire do outro lado e deixe dourar novamente. Repita o processo até acabar a massa. Recheie, dobre a panqueca e sirva.
Fonte: https://biosom.com.br/blog/alimentacao/10-beneficios-do-cereal-teff/